sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Atividade 3 - Reflexão e Ação - p. 37

Nesta atividade vamos considerar o trabalho exposto pela equipe de Kátia e faremos considerações, se necessário, para complementá-lo.

Reflexão e ação

Organizem-se em grupos multidisciplinares, definam um processo produtivo ou um fato, ou um fenômeno e sigam as sugestões apresentadas no quadro abaixo como exercício de elaboração de uma proposta curricular. A finalidade deste exercício é que professores cheguem à seleção de conteúdos de ensino e à organização em componentes curriculares, orientada pelo princípio da relação entre ensino e produção.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

CADERNO-4
PROBLEMATIZAÇÃO:
Construção e manutenção de usina hidrelétrica no município de Grão Mogol- Minas Gerais.
EIXOS TEMÁTICOS (DIRETRIZES CURRICULARES):
-Sócio - diversidade das paisagens e suas manifestações nos espaços culturais;
-Globalização e regionalização;
-Meio ambiente e cidadania planetária;
-Problemas e perspectivas do urbano;
-Transformações do mundo rural;
-Mutações do mundo natural;
-Os cenários da globalização e fragmentação.
ANÁLISE:
-Tratamento de dados;
-Medidas/ geometria;
-Modelagem;
-Espaço e forma.
CONTEÚDO:
Geografia-
-Êxodo rural;
-Migração;
-Impactos ambientais;
-Mudança de ecossistema.
INGLÊS:
-Compra de maquinários sofisticados (tradução);
-Software (interpretação);
-Engenheiros (comunicação).
MATEMÁTICA:
-Orçamento / compras e vendas de energia;
-Estatísticas / gráficos/ pesquisa de campo.
PORTUGUÊS:
-Entrevista/ debates (população);
-Produções textuais (Roberta premiada pela Cemig, tema: Energia);
-Compreensão e produção (intertextualidade) de textos;
-Linguagem e língua;
FÍSICA:
-Uso correto da energia elétrica (racionalização);
-Transformação de energia;
-Captação de água;
-Circuitos;
-Conservação da energia;
-Energia mecânica;
-Energia elétrica;
-Calculando energia elétrica;
-Voltagem.
EDUCAÇÃO FÍSICA:
-Ginástica laboral: Preparatória, compensatória e de relaxamento;
-Ginástica acrobática;
-Ginástica artística;
Ginástica rítmica.

CONCLUSÃO:
Todos os conteúdos que foram apresentados estão ligados, na perspectiva da física, conceitos e procedimentos técnicos científicos na perspectiva ambiental, evidenciamos questões teóricas e nos conceitos da biologia e da geografia dentre outros. Mas toda questão ambiental, é econômica e política, portanto são evidenciados conceitos das ciências sociais e exatas. Ressaltando a importância das linguagens para a interpretação, recepção e circulação de textos. Contudo percebe-se que o currículo integrado requer a problematização dos fenômenos em múltiplas perspectivas com uma abordagem metodológica.

REFERENCIAS:
Caderno-4
http://www.physicus.com.br/ginasticalaboral/?link=view&txt=tipos.
http://www.infoescola.com › Esportes › Educação Física.




GRUPO:
Maria Kátia Oliveira de Araújo Costa
Genilson Lourenço Soares
Daniel Sander Soares Silveira
Sinésio Dias Santos
Marylyn Corolyn Rodrigues.
Marly Teixeira da Costa

Valda Márcia de Sousa disse...

CADERNO-4
PROBLEMATIZAÇÃO:
Construção e manutenção de usina hidrelétrica no município de Grão Mogol- Minas Gerais.
Senti falta da inserção de algumas disciplinas que podem ser de fundamental importância tais como:
• Geografia que poderia justificar a escolha da instalação da usina, ou seja, dados geográficos que favoreçam a implantação do projeto;
• História: poderia trabalhar o contexto histórico da localidade, e o que o projeto trará como mudança;
• Sociologia: que poderia trabalhar as mudanças societárias locais com a implantação do projeto;
• Filosofia: O que muda nos valores, comportamento e conhecimento das comunidades envolvidas.
Professores: Alex, Claudia, Euler, Deleni, Gustavo, Ronaldo e Valda