sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Atividade 1 - Reflexão e Açao - p. 16

NESTA ATIVIDADE VAMOS APENAS TRANSCREVER O RELATADO NO ENCONTRO PELO GRUPO. NÃO ESQUEÇAM DE COLOCAR O NOME DO GRUPO NO COMENTÁRIO

Reflexão e ação
Filme Ponto de mutação – Original: Mindwalk (1990) – roteiro de Floyd Byars e Fritjof Capra, dirigido por Bernt Amadeus Capra.
 

Adaptação cinematográfica do livro Ponto de Mutação, do físico Fritjof Capra, que reflete
sobre as problemáticas da sociedade contemporânea colocando em questão o paradigma reducionista/cartesiano — que orienta uma visão de mundo mecanicista e fragmentada — a ser vencido por novos paradigmas que possibilitem uma visão mais sistêmica da realidade humana. Na Ilha de Monte Saint Michel, na França, uma física, afastada do trabalho devido a conflitos éticos, um senador, candidato derrotado nas eleições à presidência dos EUA e um poeta que sofreu uma decepção amorosa e está em busca do sentido da vida se afastando de todo discurso político se encontram e, em um único dia, conversam sobre ciências, ecologia, guerra, política, filosofia. O filme é um convite para repensar não só as ciências e suas formas de produção, como também a visão fragmentada do conhecimento, praticada no cotidiano escolar.


Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7tVsIZSpOdI
 

Após assistirem ao filme , estimulados para pensar formas de promover uma visão mais integrada sobre os temas no contexto escolar, convidamos vocês para refletirem e esboçarem uma forma de trabalhar o tema “Educação Alimentar e Nutricional” de forma articulada entre os componentes curriculares.
Para provocar o diálogo e dar início à atividade, leiam o texto abaixo e procurem outras
fontes de informação.
 

“Alguns elementos para se pensar a Educação Alimentar numa perspectiva Integradora”
 

No Brasil, a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional foi regulamentada em
agosto de 2010, por meio do Decreto no 7.272. A referida legislação institui uma série de diretrizes e objetivos, que podem ser resumidos nos seguintes princípios: “(i) promover o acesso universal à alimentação adequada; (ii) estruturar sistemas justos, de base agroecológica e sustentáveis de produção, extração, processamento e distribuição de
alimentos; (iii) instituir processos permanentes de educação e capacitação em segurança alimentar e direito humano à alimentação adequada; (iv) ampliar e coordenar as ações de segurança alimentar e nutricional voltadas para povos indígenas e comunidades tradicionais; (v) fortalecer as ações de alimentação e nutrição em todos os níveis da atenção à saúde, de modo articulado às demais políticas de segurança alimentar e nutricional; (vi) promover a soberania e segurança alimentar e nutricional em âmbito internacional; (vii) promover o acesso à água para consumo humano e para a produção de alimentos” (p. 15-16). A segurança alimentar engloba desde aspectos relativos às normas de produção, o transporte e o armazenamento dos alimentos até o acesso físico e econômico a alimentos básicos para a existência. O emprego, a educação, a saúde e a informação caracterizam a importância da temática e se apresentam, também, nos direitos à alimentação adequada (direito de estar livre da fome e da má nutrição) e à soberania alimentar
(direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias de produção, distribuição e consumo dos alimentos).


O costume alimentar de um povo é determinado não só pelas características do ambiente
como também pela tradição cultural e pela produção de técnicas e organização de trabalho de um povo. Contudo, esse processo é dinâmico e o contato entre culturas promove a modificação de hábitos alimentares nas sociedades, como é o caso da alimentação fast-food difundida pelo mundo. A alimentação é uma prática vital para os indivíduos, mas a compreensão em torno dela implica no entendimento de um sistema de significações e
sentidos socioculturais a ela associada. O significado e os sentidos de um prato de insetos, por exemplo, é diferente para povos ocidentais, pois a cultura influencia na sensação de prazer ou repulsa dos alimentos. Alguns pratos funcionam como demarcadores identitários regionais (pão de queijo mineiro, vatapá baiano, etc.). A religião também se constitui um importante fator de influência na constituição da cultura alimentar de um povo impondo tabus alimentares. O conhecimento e o domínio sobre as formas de produção do alimento,  a sua forma de preparo, de ingestão e de apresentação e os momentos em que são apreciados também sofrem influência da cultura. Portanto, uma perspectiva integradora da educação alimentar no currículo escolar implica necessariamente abordar, além de conhecimentos sobre os valores nutricionais dos alimentos, que se encontram sis- tematizados nos conhecimentos das áreas de ciências da natureza, aspectos advindos de análises históricas e socioculturais da área de ciências humanas, dentre outros.

5 comentários:

marli disse...

Educação Alimentar e nutricional

Trabalho interdisciplinar articulado com os componente curriculares

Geografia
.Redução de agrotóxicos;
.normas de produção, transporte, armazenamento até o acesso físico e econômico.

Biologia
.Valor nutritivo;
.higienização dos alimentos;
.dicas saudáveis de alimentação e
.bons hábitos alimentares.

Linguagem
.Gêneros textuais(propaganda dos alimentos, charge,música e outros);
.produção textual;
.leitura de gráficos e
.teatro.

Inglês
.Acabar com a cultura do fast-food.

Física
.Caloria dos alimentos;
.Transformação da energia dos alimentos em outra forma de energia.


Grupo: Marli, Kátia, sinésio, Daniel Sander,Merilyn e sinésio

marli disse...

Genilson é membro do grupo

Edmara disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Edmara disse...

EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

INÍCIO: TRABALHO NUTRICIONAL COM OS ALUNOS ( EX: AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA )

HISTÓRIA

- Capitalismo > industrialização, hábitos alimentares ( consumismo) , alteração da rotina ( fast- food > alimentação rápida pela falta de tempo)

BIOLOGIA

- Diminuição da qualidade de vida ( doenças, obesidade )
- Valores nutricionais dos alimentos.
- Alimentação saudável.

PORTUGUÊS

- Trabalhar gêneros textuais > publicidade e propaganda

GEOGRAFIA

- Solo > produção de alimentos ( orgânicos e não orgânicos )
- Clima > problemas climáticos.
- Vegetação > desmatamento

FINALIZAÇÃO: SEMANA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR SAUDÁVEL E EXPOSIÇÃO DE TRABALHOS.

GRUPO: ANA LUIZA, EDMARA. RENDERSON E SUELY.

Valda Márcia de Sousa disse...

Caderno 4 - Atividade 1 - Reflexão e Açao - p. 16

Analisando as preferências e aversões alimentares são geridas por fatores que vão do efeito sensorial individual à informação e ao consenso estabelecido pelo grupo social. A influência da pressão social, mediante a exposição constante do alimento, estimularia o gosto e o oferecimento do alimento em um contexto social positivo, o tornaria valorizado e respeitado pelos outros.

Com a definição do tema Educação Alimentar e Nutricional os conhecimentos específicos de cada área poderia ser trabalhados dentro das seguintes normatizações conforme o quadro a seguir.

Disciplina Método de Intervenção no conteúdo
Matemática na resolução de cálculos do IMC, pesos, medidas, calorias, tabelas de classificação de alimentos e gráficos comparativos funcionais.
Português Elaboração de leituras de artigos relacionados, a produção de textos e receitas e a observação de erros encontrados em letreiros, faixas, cartazes, relacionados á alimentação e nutrição.
Biologia Avaliaria e indicaria os benefícios de cada alimento, valor nutricional, sua classificação dentro da pirâmide alimentar, alimentos orgânicos, forma de cultivo dos alimentos, prazo de validade de cada grupo alimentar e ação de decompositores.
História Faria uma abordagem da origem dos alimentos e os povos que desenvolveram tradições com os mesmos.
Geografia Os locais de cultivo, melhores regiões de plantio, clima, solo, níveis de exportação e importação.

Inglês Elaboração de receitas culinárias e textos sobre alimentação e cultura alimentar de diferentes países.

Artes Elaboração e execução de pratos saudáveis e reaproveitamento de alimentos.

Educação Física À disciplina de Educação Física o trabalho de desenvolvimento corporal, mensuração de valores físicos, alimentos importantes para uma vida saudável.
Química sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas e químicas, quais são seus efeitos no organismo, verificar se estes alimentos estão contaminados com elementos tóxicos (arsênio, mercúrio, chumbo, etc.), se contém aditivos, e qualquer outra substância que pode alterar a qualidade do alimento, controle de qualidade dos alimentos, até o armazenamento dos mesmos.

Sociologia Observaria os aspectos sociológicos de pessoas com baixa renda em relação à alimentação. Além dos fatores econômicos, hábitos alimentares, o papel da mídia, estilo de vida e uso de tabaco. A dimensão sociológica da alimentação, que diz respeito ao aspecto simbólico da comida, dos hábitos, das tradições e representações dos ritos e tabus.
Filosofia Ficaria encarregada de fazer a relação entre o padrão de beleza estabelecido em sociedade (a questão estética) com os hábitos alimentares, as questões nutricionais e com as doenças relacionadas à nutrição.
À disciplina de Física o estudo da calorimetria.

Física Caberia o estudo da calorimetria.

Professores: Alex, Claudia, Euler, Deleni, Gustavo, Ronaldo e Valda