sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Atividade 4: Refelxão e Ação - P. 45

Reflexão e ação - p. 45

1 – Assista ao vídeo Em busca de Joaquim Venâncio de Evandro Filho e outros
(2009). O vídeo é resultado de um trabalho de integração realizado por alunos da 1a série da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, no ano de 2009. Contando com imagens de arquivo e depoimentos, o filme narra a busca por 

informações sobre o trabalhador técnico que dá nome à escola, uma referência importante entre os trabalhadores da Fundação Oswaldo Cruz.
 

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=SUkk5DLbUOQ

1.1 – Analise criticamente este material à luz da sua proposta e dos princípios e práticas pedagógicas aqui integradas, posicionando-se sobre possibilidades de realizar atividades como esta em sua escola.
 

1. – Retorne aos resultados da atividade 2 do momento anterior e dê prosseguimento a ela, chegando a um ensaio de proposta curricular
(certamente parcial e limitado, considerando ser somente um exercício) contendo:
 

a) proposta de componentes curriculares (disciplinas e projetos interdisciplinares);
 

b) possível sequência curricular;
 

c) distribuição de atividades, tempos e espaços curriculares.
 

2. – Para finalizar, leia a noticia abaixo publicada num jornal de São Paulo em fevereiro de 2012.
 

Ligações clandestinas causam risco de incêndios 
Mais de 180 mil gatos podem explicar incêndios como o de domingo, que matou casal na Vila Guilherme.
 

SILVÉRIO MORAIS - silverio.morais@diariosp.com.br
 
A ligação irregular de energia é a provável causa do incêndio que deixou dois mortos e mais de 200 desabrigados na Favela do Corujão, na Vila Guilherme, Zona Norte, domingo. Os chamados “gatos” estão presentes em pelo menos outras 400 favelas da Grande São Paulo não contempladas pelo programa de regularização da Eletropaulo. São 180 mil moradores em risco nesses lugares, devido ao perigo das ligações clandestinas.
Segundo o Corpo de Bombeiros de São Paulo, curtos-circuitos ocasionados pelos “gatos” são as principais causas de fogo em favelas. “São lugares com ligações inadequadas para uma moradia que tem todo tipo de equipamento elétrico”, diz o tenente Marcos Palumbo, do setor de comunicação da corporação. A maioria dos casos, informa, ocorre em dias de calor, quando há sobrecarga no consumo de energia. Os fios podem derreter e causar faíscas ou até explosão. Conforme o último levantamento dos bombeiros, a média foi de um incêndio do tipo por dia no estado em 2010, quando foram atingidos 253 barracos (danos individuais) e 112 favelas (afetando uma comunidade inteira ou parcialmente). O fato de as casas serem de madeira e ficarem muito próximas facilita a propagação das chamas.
Outra dificuldade é o acesso. No caso de domingo na Favela Corujão, como não há rua, os bombeiros precisaram entrar pela empresa ao lado e quebrar o muro, para então combater o fogo por trás da comunidade, o que atrasou a ação. A orientação dos bombeiros, em caso de incêndio, é deixar o local imediatamente, sem querer salvar nada antes. De acordo com o tenente Palumbo, depois de curto-circuito, as principais razões de incêndio em favelas são displicência ao cozinhar, vazamento de gás e causas criminosas, como teria ocorrido no Moinho, no bairro Campos Elíseos, em dezembro.
Segundo o relatório da corporação, uma usuária de crack colocou fogo na sua casa e provocou o incêndio. A polícia ainda investiga.

Regularização / A Eletropaulo informa que começou a regularizar as ligações clandestinas de energia nas favelas da Grande São Paulo em 2004 e já alcançou 75% delas, o que representa 1.200 comunidades, 460 mil famílias e quase 2 milhões de pessoas. A maioria das cerca de 400 favelas sem regularização não oferece condições necessárias, como é o caso do Corujão. “São aglomerados de madeira dentro de um terreno particular, sem acesso e nenhuma infraestrutura”, diz José Cavaretti, gerente de Novos Mercados da Eletropaulo. Segundo ele, faltam ruas para colocar postes e a instalação das casas é precária para ter rede de energia interna. As condições de insegurança, afirma, continuariam se as redes fossem instaladas nessa situação.
Outras favelas não são atendidas por estarem em processo de remoção por ocupar área de proteção ambiental ou de risco. 


Disponível em:
http:/www.redebomdia.com.br/noticia/detalhe/1243 /Ligacoes+clandestinas+causam+risco+de+

incendios

Analise criticamente a notícia deste material e, imaginando que lecione em uma escola próxima a essa comunidade, como poderia problematizar a situação relatada? Que conhecimentos, de diferentes áreas, poderiam ser mobilizados no sentido de substituir uma compreensão ingênua da situação por outra mais dialética numa perspectiva menos local e mais global do problema?

14 comentários:

Unknown disse...

1.1 O filme valoriza a dimensão através da pesquisa, perpassando os aspectos socioculturais, educacionais e tecnológicos, pois a pesquisa é um dos princípios educativos, desta forma procura romper com a dualidade tradicional do ensino médio. Oferecendo aos alunos do ensino uma formação instrumental para o trabalho e que tenham acesso aos conhecimentos científicos e que assim sejam capazes de ter uma visão crítica sobre o processo de trabalho tornando-se também capazes de atuar no sentido de sua transformação. Portanto a possibilidade de realizar atividades como esta em nossa escola é coerente com alguns movimentos do campo da educação que procuram integrar ciência, cultura, humanismo e tecnologia visando o desenvolvimento de todas as potencialidades.
2) "Ligações Clandestinas causam risco de incêndios"
O problema das ligações clandestinas poderia ser tratado na escola como o problema social que se relaciona à distribuição de renda e a sua desigualdade. É possível inserir a questão do próprio conhecimento desigual que permeia a construção de espaços tão inseguros que não apresentam condições para suportar técnicas mais sofisticadas como a própria ligação de rede elétrica. Nesta discussão além dos problemas históricos, sociológicos, geográficos, aparecem os problemas da matemática e da física que dão suporte técnico para o entendimento das condições mínimas para a implementação de tecnologias (fiação e rede elétrica, hidráulica, entre outras).

Unknown disse...

Atividade de número 1
Atividades como essa já acontece na nossa escola. Vejamos o projeto Noite Literária em que os próprios alunos fizeram intensa pesquisa entorno ao imortal cantor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Presenciamos na aula de português, documentários em vídeo sobre a biografia do músico, entrevistas com sanfoneiro de renome na região, coreografias e recitações de poesias. E outros tantos, que já foram realizados com cunho tecnológico, histórico e cultural. Porém, a prática pedagógica se finda em apenas uma disciplina e, no entanto, as suas ações exige estudos em diversas áreas, ficando, então, uma lacuna nos processos interdisciplinares.
Em relação a uma proposta curricular sugiro um projeto de cunho interdisciplinar, cujo tema abordaria, “A nossa história revivida e valorizada”, seguindo a seguinte sequencia curricular:
1º Momento: A área de linguagens faria no pátio da escola ornamentações de acordo com o tema a ser estudado. Traria para este espaço escolar frases interrogativas, e coloridas sobre o tema, bem como fotos e instrumentos de uso utilizado pelo “objeto” de estudo.
Objetivo: Chamar a atenção dos alunos para o início de uma conversação sobre o “objeto” de estudo, ou seja é o que chamamos de problematização.
Tempo: 1 (um) dia de exposição no pátio;
2º Momento: A área de Ciências Humanas realizariam estudos históricos, geográficos, filosóficos e sociológicos sobre o tema em questão. Para tanto, usariam espaços diversos de conhecimento como biblioteca, sala de vídeo, sala de informática, e outros espaços fora da escola, como museu, arquitetura da cidade por onde passou o “objeto” de estudo e etc.
Objetivo: Conhecer a história do tema em questão.
Tempo: 15(quinze) dias de estudo histórico.
3º Momento: A área de Ciências da Natureza realizariam estudos entorno aos processos biológico, físicos e químicos, na qual o objeto de estudo foi influenciado e traria para a prática demonstrações de atividades de uso de laboratório com possibilidades de observação de seus agentes.
Objetivo: Entender, na prática, os agentes de transformações ocorrido ao longo dos tempos em torno ao objeto de estudo;
Tempo: 15(quinze) dias, pois o trabalho se dá, concomitante, ao da área de Ciências Humanas.
4º Momento: Matemática. O professor desta disciplina faria atividades relacionadas a coleta de dados, podendo ser por meio de estatísticas.
Tempo: 5 (cinco) dias. O trabalho aqui já é o de conclusão. E de posse de todas as informações os alunos já são capazes de apresentar dados quantificados sobre o tema em estudo.
5º Momento: A área de linguagens, a todo instante, faria estudos abrangendo diversos gêneros literários, propondo para os alunos desenvolverem argumentos em torno ao tema. E no final do projeto, no mesmo pátio em que iniciou os estudos, os alunos fariam apresentações utilizando vários mecanismos: estandes informativos, teatros, poesias e etc.
Tempo: 20 ( dias).

Unknown disse...

Atividade de número 2
Para problematizar o assunto em questão, chamaria um agente da Cemig para pontuar a respeito das consequências cometida perante a existência de “gatos” nas instalações elétricas. A intenção é realizar atividades de cunho interdisciplinar, portanto na área de Ciências Humanas faria um breve estudo de campo sobre a área da favela e realizaria observações a cerca da logística do local, infraestrutura, bem como questões de ordem social. Em sala de aula faria debates de cunho geográfico e histórico a respeito da área localizada a favela e em seguida realizaria um planejamento de forma que os alunos pudessem produzir um vídeo descrevendo como e porque se deu a invasão naqueles espaços, de onde vieram as pessoas e propunha para os alunos fazerem um croqui destes deslocamentos. Nas disciplinas de sociologia e filosofia os alunos fariam reportagens sobre as condições sociais das famílias ali habitadas e traria para discussões diversas e reportagens a respeito do assunto em questão. E bem como do artigo 155 do Código Penal, que prevê multas e pena de um a oito anos de reclusão, além da obrigação de ressarcir toda energia furtada e não faturada em até 36 meses, de forma retroativa.
Na área de Ciências da Natureza, realizaria estudos a respeito dos problemas em torno a existência de ligações irregulares de energia, trazendo para discussões assuntos do tipo: descarga elétrica, incêndio, reações químicas – transferência de elétrons, eletrocutamento e etc. Desafiaria os alunos a construírem pequenas maquetes para ilustrações das descargas elétricas e difusões de incêndios. Bem como questões relacionadas a saúde, doenças, sustentabilidade e meio ambiente, também podem ser explorados.
Na área de linguagens, os alunos fariam uma maquete da favela, indicando todos os riscos que impede uma vida de qualidade; fariam artigos comentando a respeito do observado, podendo distribuir grupos para descrição de abordagens diferentes dos inúmeros problemas apontados.
Na área de matemática realizaria gráficos específicos de acordo com a saúde, esporte, alimentação, números de residência, comercio, escola e etc.

Unknown disse...

Uma problematização do assunto em questão poderia ser antes de tratar da Energia que está sendo usada de forma incorreta,mas também por necessidade ,tratar sim do Social e Político,com discussões práticas de favorecimento para essas comunidades ,procurando meios de vida digna ,como habitação e renda.
Quanto as áreas de estudo,poderíamos aplicar o estudo de circuito elétrico,cargas e descargas elétricas,potência e voltagem,calor vindo do incêndio,isso na Área da Ciência da natureza,na Área da Matemática,poderíamos usar os cálculos algébricos com dados de uma conta de energia,simulando para eles,a quantidade de watts gastos no dia ,mês e quanto iriam pagar,pesquisa de campo com dados familiares com objetivo de buscar melhorias junto aos órgãos públicos .No campo de Ciências Humanas,possibilitaria aos alunos,o estudo geográfico de suas residências,localização, tipo de material usado nas construções,a questão do meio ambiente,e mais importante o caráter social,trabalhando com os alunos e famílias,dialogo ,reflexões sobre a necessidade de saírem da informalidade para terem seus direitos.

Unknown disse...

1.É possível trabalhar a Carta em diversas áreas do conhecimento, tais como Filosofia, Sociologia, Arte, História, refletindo a cerca de como o ser humano age sobre a natureza, modificando-a a seu favor. na Biologia pode-se analisar os compostos citados na carta como o carvão e o lápis de carpinteiro, os lápis faber e analisar os resultados conseguidos com o uso de cada um desses materiais nas diversas situações citadas, do carvão, por exemplo. Em Português pode-se trabalhar a biografia do pintor, bem como o significado de palavras citadas na carta que sejam desconhecidas dos alunos; também estimular a criação de textos que falem sobre a importância do bom uso das tecnologias na vida prática

Unknown disse...

1 - O filme exemplifica o educar pela pesquisa pressupondo elementos fundamentais para sua realização, tais como: a criatividade, a inovação, a elaboração própria, o questionamento da realidade, a criação e a descoberta, promovendo desta forma a construção do conhecimento e aprendizados que superam a simples reprodução de informações. Nossa escola já desenvolve trabalhos assim, como, por exemplo, a Noite Literária que através da pesquisa sobre um ícone da música brasileira, possibilitou aos alunos trabalharem de maneira interdisciplinar os conteúdos das disciplinas de história, português, artes entre outras. Em relação à proposta curricular, um projeto interessante seria “o de dar vida” as diferentes figuras das áreas do conhecimento, da seguinte maneira:
1º Momento: O professor delegaria a cada aluno um personagem histórico das diferentes áreas do conhecimento, como por exemplo: Isaac Newton, Antoine-Laurent de Lavoisier, Charles Darwin, Herótodo, Sócrates, Machado de Assis, Beethoven, Karl Marx, Gandhi, René Descartes, Pitágoras, Napoleão, dentre outros. Cada aluno então elaboraria minuciosa pesquisa sobre seu personagem, trabalhando dessa forma as disciplinas como português e história fazendo uso de tecnologias.
2º Momento: Cada aluno conhecendo a história de seu personagem e seus feitos, o incorporaria de forma caracterizada, tentando reproduzir de alguma maneira para os colegas alguns dos fatos marcantes dos mesmos. Dessa forma, seria possível trabalhar todos os outros conteúdos de maneira interdisciplinar através da arte.
Este tipo de trabalho poderia ser feito bimestralmente, alternando constantemente os personagens históricos.

2 – A problematização poderia ser baseada em como melhorar a infra-estrutura da favela. Os conhecimentos que poderiam ser mobilizados são: a matemática para calcular os investimentos necessários através de gráficos, estatísticas e tabulação de dados relevantes como o número de residências e o consumo de energia. Através da geografia, história, educação física e sociologia seria feito um estudo da população, suas manifestações culturais, fenômenos que causam os problemas sociais, transformação do meio pelo homem, contexto histórico do local, densidade demográfica, políticas públicas, dentre outros. A língua portuguesa trabalharia textos relacionados fornecendo embasamento teórico; artes contribuiria com elaboração de maquetes. Química, física e biologia possibilitariam o estudo aplicado dos elementos químicos e suas propriedades, a necessidade de nutrientes, funções orgânicas e suas características com foco para óleos combustíveis, análises dos combustíveis geradores de energia, tipos de combustão e produtos formados, reações de oxirredução (transferência de elétrons), circuitos, relação energética e ambiental, demandas ambientais da produção de cada tipo de conceito energético, conceitos básicos de ecologia e sustentabilidade, saneamento, etc. Todos os conteúdos seriam trabalhados de forma interdisciplinar, aplicados à realidade da comunidade, fornecendo assim, o alicerce para as reivindicações frente aos órgãos públicos e o suporte técnico para o entendimento das condições mínimas para a implementação de tecnologias (fiação e rede elétrica, hidráulica, entre outras).

Katia COsta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Katia COsta disse...

1) No curso técnico que aparece no vídeo, montar uma proposta curricular que extrapole a visão tecnicista, focada no fazer e não no pensar o fazer, para superar a alienação do trabalhador em relação ao processo de produção do conhecimento.
a) Disciplinas técnicas envolvendo a Biologia, com anatomia, fisiologia, química; Física, História, Geografia, Português, Matemática, Arte.
Projetos que viabilizem o conhecimento técnico em saúde, como por exemplo o técnico em laboratório articulados ao conhecimento histórico, as propostas de prevenção em saúde, alimentação e cultura, meio ambiente e a relação com a saúde integral.
Sequência Curricular: Caso seja pós-médio, trabalhar com aprofundamento em português para desenvolvimento da leitura do mundo em função de maior domínio do léxico e implicações das possíveis leituras nos contextos específicos.
Matemática, ampliando a capacidade de abstrair as relações entre os fundamentos do seu saber.
História, com o intuito de se reconhecer no mundo e em seu contexto histórico.
Geografia, com o intuito de reconhecimento espaço/temporal com suas peculiaridades espaciais, político culturais.
Física, conhecimento para aprofundar as relações.
Arte como perspectiva sensível, criadora e integradora do saber humanizador.
Química, Biologia como conhecimento específico para o trabalho técnico.

2) "Ligações Clandestinas causam risco de incêndios"
O problema das ligações clandestinas poderia ser tratado na escola como o problema social que se relaciona à distribuição de renda e a sua desigualdade. É possível inserir a questão do próprio conhecimento desigual que permeia a construção de espaços tão inseguros que não apresentam condições para suportar técnicas mais sofisticadas como a própria ligação de rede elétrica. Nesta discussão além dos problemas históricos, sociológicos, geográficos, aparecem os problemas da matemática e da física que dão suporte técnico para o entendimento das condições mínimas para a implementação de tecnologias (fiação e rede elétrica, hidráulica, entre outras)

Katia COsta disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...



É importante conhecermos e valorizarmos as conquistas e dificuldades que nós temos em nossa caminhada na busca de um trabalho e as possíveis realizações e transformações que podemos realizar em nosso meio. No meu ponto de vista, a atividade realizada pelos alunos do vídeo é interessante, como foi possível notar, há um grande envolvimento por parte deles na busca de Joaquim Venâncio.
a)Proposta de componentes curriculares:
Biologia, artes, química, física, história, geografia, portuguesa e matemática. No currículo deve integrar e organizar o conhecimento desenvolvendo o processo de ensino aprendizagem de tal forma que os conceitos sejam apreendidos como sistema de relações de uma totalidade concreta que se pretende explicar e compreender.
b)Possível sequência curricular:
A atividade de pesquisa desenvolve no aluno o espirito de curiosidade direcionando o mundo que o cerca, gerando inquietude, informações e saberes. Os componentes curriculares permite aprender os conhecimentos já construídos em sua especificidade conceitual e histórica.
c)Distribuições de atividade, tempos e espaços curriculares:
Na disciplina de biologia pode trabalhar sobre o levantamento das doenças da época, meios de coletas e prevenções. Artes filmar e fotografar e fazer releitura. História coletas de dados e organização cronológica. Geografia levantamento de dados sobre a região no período, número de habitantes locais. Português sugestões de roteiro e revisão do material para divulgação. Matemática dados estatísticos.

Uma compreensão ingênua desta situação é que os sujeitos inseridos neste contexto social são pobres por culpa própria, que não estudaram e vivem neste contexto porque não lutaram por uma condição de vida melhor. Essa concepção é o que diz o senso comum. Porém cabe ao Estado garantir condições mínimas de cidadania. Desmontar esta visão ingênua para articular várias formas conscientização através de informações que poderão ser trabalhadas em algumas áreas. O estado deve garantir moradia, saúde educação a todos os cidadãos, mas vemos que isso infelizmente não é possível, talvez possível para uns seja impossível para muitos, essa é a realidade nos dias de hoje.

Edmara disse...

O filme aborda uma forma de aprendizagem bastante eficaz que é por meio da pesquisa e como já foi mencionado por nossa colega Suely de Oliveira, já fazemos um trabalho parecido em nossa escola, mas devemos torná-lo interdisciplinar, o que será minha sugestão de atividade, assim apenas aperfeiçoaríamos aquilo que trabalhamos.
Podemos ter como ponto de partida o nosso trabalho realizado anualmente, a nossa Noite Literária em que se homenageia um escritor ou cantor, neste ano foi o cantor Luiz Gonzaga. A partir daí faríamos um trabalho interdisciplinar.
O TRABALHO EM TODAS AS DISCIPLINAS PODERÁ SER FEITO ATRAVÉS DE DOCUMENTÁRIOS, FILMES, MÚSICAS, NOTÍCIAS ENTRE OUTROS.

LÍNGUA PORTUGUESA
Estudo de gêneros: biografia, poesia, notícia, entrevista.
Leitura e produção de textos.

GEOGRAFIA: Estudo do clima, vegetação e economia da região nordeste, tão retratada nas músicas de Luiz Gonzaga.

HISTÓRIA : Etnia, formação da população, o impacto social e cultural provocado pelos problemas climáticos.

ARTE : exploração da produção cultural da região retratada: danças, musicas, pinturas, etc.

Unknown disse...

Quando se trata uma pesquisa conjunta e nota-se o envolvimento dos educandos nessa forma de ensinar e realizar essa atividade e estimulados para pensar formas de promover uma visão mais ampla e integrada sobre os termos no contexto escolar. O que iremos propor visa uma articulação e a sua utilização na sociedade que almeja alcançar dentro de uma proposta interdisciplinar resultados propícios ao uso do conhecimento dentro e fora da escola. Estamos assim articulando os conteúdos para que o educando perceba uma relação da vida social com seu cotidiano escolar. Entender que mesmo com professores diferentes e disciplinas “diferentes”, o conteúdo trás em si , todas as disciplinas compactadas, que devem dar sentido e direção em sua vida fora da escola. A comunicação entre as disciplinas e áreas, é fundamental para desenvolvimento articulado do conhecimento.

ATIVIDADE PROPOSTA: tema “Reeducação Alimentar e atividade física”
CRONOGRAMA: durante o ano escolar
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: TODAS
Conteúdos a serem desenvolvidos:
Educação física: pesquisa da importância da atividade física, coleta de dados antropométricos, (inicio e fim do ano), atividades práticas com caminhadas, trekking e corridas.
Língua Portuguesa: Produção textual sobre a temática, com base nos estudos realizados por outras disciplinas.
Sociologia : Padrões de belezas no contexto histórico
Geografia: Fatores Regionais : Pesquisar, analisar e relacionar os diferentes hábitos alimentares regionais do País.
Matemática : Coleta de informações de dados estatísticos dos dados antropométricos inicio e fim do ano.
História: Contextualizar a problemática ao longo da história, dando referencial cultural das mesmas, para fundamentar comportamento e leitura social da pessoa obesa.
As demais disciplinas poderiam contribuir também.

Unknown disse...

2- O tema cidadania, poderia ser trabalhado em todas as áreas do conhecimento, levando o aluno a refletir sobre o sentido de ser cidadão. A escola é um espaço democrático destinado à formação global do aluno, onde além de aprender os currículos deve-se saber a conviver em sociedade o que levará para seu dia-dia, como ligações clandestinas entre outras. Eles devem adquirir o poder de discernir o que é correto do que é errado, onde o meu espaço termina e os seu começa. Mostrando então, o que é viver como sociedade.

Valda Márcia de Sousa disse...

1. vídeo Em busca de Joaquim Venâncio
Consegui observar no filme, o empenho, dedicação e compromisso dos alunos em pesquisar, em fazer um trabalho fora da escola, em fazer um trabalho que terá visão de outros públicos. É notável que os alunos gostem desta metodologia e não medem esforços na realização de um bom trabalho. Como disse a professora Suely, a nossa escola já vem realizando um trabalho parecido, a noite literária. O que deu para perceber que os alunos continuam empolgados, sendo a deste ano a 6ª edição. O professor Daniel salienta que trabalhos deste conteúdo superam a simples reprodução de informações, eu concordo plenamente. O filme e a própria realidade de nossa escola, nos mostra uma metodologia que da certo e funciona na prática, a proposta então será usar projetos nestes módulos em todas as disciplinas, de forma que o conhecimento chegue de forma mais interessante e participativa pelos alunos. Em minha matéria filosofia já tenho algumas idéias para o ano que vem (será), penso em solicitar pesquisas locais para que os alunos descubram a origem do nome da cidade, seus personagens principais e colherem depoimentos dos mais antigos da cidade, descobrindo como pensavam as pessoas mais antigas e compará-las com o que vivemos atualmente. Porém uma coisa que percebi é que os trabalhos têm que encontrar formas de divulgação, acredito que todo empenho esta voltado em ter o seu trabalho reconhecido por outros atores.

2 – Ligações clandestinas causam risco de incêndios
Mais de 180 mil gatos podem explicar incêndios como o de domingo, que matou casal na Vila Guilherme.

Observando o conteúdo do texto, notamos que tem finalidade de discutir os problemas sociais e de infraestrutura em que vivem a maioria da população pobre do Brasil e ainda a falta de investimentos do poder público na resolução dos problemas.Os problemas abordados no texto nos permitem refletir sobre a ocupação irregular das cidades, a falta de estrutura na construção das moradias, a falta de políticas públicas habitacionais e que trabalhem as situações de risco.
Para que se problematize, colocar aos alunos qual a situação em que vive a grande maioria da população e quais as necessidades básicas para que se consiga viver com dignidade.
O problema poderiam ser baseados em como melhorar a infra-estrutura da comunidade no envolto da escola. Uma sugestão é a elaboração de um projeto interdisciplinar o mais rápido possível que demonstre a comunidade os perigos na qual a mesma esta impostas Os conhecimentos que poderiam ser mobilizados são: a matemática para calcular os investimentos necessários através de gráficos, estatísticas e tabulação de dados relevantes como o número de residências e o consumo de energia. Através da geografia, história, educação física e sociologia seria feito um estudo da população, suas manifestações culturais, fenômenos que causam os problemas sociais, transformação do meio pelo homem, contexto histórico do local, densidade demográfica, políticas públicas, dentre outros. A língua portuguesa trabalharia textos relacionados fornecendo embasamento teórico; arte contribuiria com elaboração de maquetes. Química, física e biologia possibilitariam o estudo aplicado dos elementos químicos e suas propriedades, a necessidade de nutrientes, funções orgânicas e suas características com foco para óleos combustíveis, análises dos combustíveis geradores de energia, tipos de combustão e produtos formados. Todos os conteúdos seriam trabalhados de forma interdisciplinar, aplicados à realidade da comunidade, fornecendo assim, o alicerce para as reivindicações frente aos órgãos públicos e o suporte técnico para o entendimento das condições mínimas para a implementação de tecnologias (fiação e rede elétrica, hidráulica, entre outras).